Introdução
Ao aprender um instrumento musical é necessário abranger duas áreas de aprendizagem:
Aprendizado teórico
Tem a ver com as ferramentas conceituais e simbólicas da música; notas, escalas, notação, cifras, etc. Essa parte é o que nos permitirá entender o que estamos tocando e entender melhor nosso instrumento e, consequentemente, explorar melhor seus recursos.
Aprendizado prático.
É aquele que trata dos meios físicos, pois trata da manipulação das ondas sonoras com o instrumento. Esta é a área da técnica, onde nos concentraremos em soar as notas da maneira mais simples e prática possível. Na verdade, ao estudar um instrumento musical, o principal é o aprendizado prático, pois nos permite tocar no sentido estrito da palavra. Você pode até jogar sem conhecer nenhuma teoria ou jogar muito bem com o mínimo de conhecimento teórico, desde que tenha muita prática.
Para ter uma educação musical abrangente, você deve estudar essas duas áreas com o mesmo entusiasmo. Isso possibilita que o aluno desenvolva habilidades e aprenda conceitos que lhe permitam tocar e compreender o instrumento com competência.
Com esse objetivo, divido o aprendizado de um instrumento musical em três áreas de estudo:
- Técnica Motora: Exercícios que buscam exercitar ou desenvolver movimentos, posições e posturas motoras.
- Técnica Teórica: Assim como a técnica motora, busca exercitar ou desenvolver movimentos e posições motoras, mas com aplicação musical, recursos que serão utilizados na execução da música.
- Prática musical: Esta área de estudo foca-se na execução de música, leitura de partituras. ouvir peças, improvisar, aprender composições e todas as atividades que a interpretação implica.
Todas as lições contêm três seções focadas em cada uma das áreas mencionadas. Recomenda-se estudar cada uma das lições em profundidade, bem como praticar regularmente todos os exercícios de técnica.
Nenhum método é capaz de encapsular tudo o que um guitarrista deve estudar para se desenvolver plenamente, e este não é exceção, é apenas um guia para se apresentar ao estudo do violão.
O método tem um foco especial no desenvolvimento de música de leitura à primeira vista, pelo mesmo motivo é aconselhável ler mais partituras do que as oferecidas no livro e sempre praticar a leitura.
Ricardo Antonio Sánchez Muñiz
Princípios Musicais
Em palavras simples, a música é a arte que usa o som e o silêncio como meio de expressão.
Os humanos experimentaram durante muito tempo muitos sons e diferentes sistemas para fazer música, na Europa, ao longo dos anos trabalharam na teoria que é actualmente utilizada em quase todo o mundo e foi definida uma notação musical.
Hoje a teoria musical ocidental divide os sons em 12 notas espalhadas por diferentes alturas e alcances. Sete sons básicos são nomeados e os sons restantes usam os sustenidos e bemóis. Os nomes das notas são:
Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si e Do
E sonoramente eles têm uma ordem ascendente (Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si, Do) e também descendente (Do, Si, La, Sol, Fa, Mi, Re, Do).
As notas são escritas em 5 linhas chamadas de pauta:

No início de uma partitura haverá um símbolo chamado clave que indicará as notas e o tom. A clave de sol é usada na guitarra:

A clave nos diz que qualquer oval (neuma) que for anotado na segunda linha (contando de baixo para cima), representará a nota Sol.
E dessa nota encontramos as outras nos restantes espaços e linhas.
Para escrever notas mais baixas, as linhas são adicionadas abaixo da pauta.
E para indicar notas mais altas, linhas são adicionadas sobre a pauta.
Devemos lembrar que a música é uma arte temporal, o que significa que ela acontece no tempo. Cada uma das notas que falamos acima pode ser tocada em diferentes valores de tempo, além disso, podemos fazer pausas com as mesmas durações. É assim que eles estão escritos no pentagrama
Quando uma nota tem um ponto no lado direito do neuma, indica que você deve tocar a duração original mais metade do seu valor. (N+1/2N). Um branco pontilhado dura 3 batidas (2+1).
O compasso é a unidade de tempo em que a música é dividida e é escrita no início de uma partitura, é utilizada uma fração que indica o número de batidas (e seus valores) que cada compasso contém.
A fórmula de compasso mais popular é 4/4 ou quatro batidas, mas existem muitos tipos de fórmulas de compasso. Neste livro, veremos apenas as fórmulas de compasso de 4/4 e 3/4, quatro e três tempos.
Com esses elementos básicos podemos começar e, pouco a pouco, expandir nosso vocabulário e conhecimento de notação e teoria.
A guitarra
O violão é um instrumento de origem espanhola que descende de instrumentos árabes e europeus. Seu nome vem do grego Kithara. Por volta do século XI surge a palavra guitarra. No século 18, as 6 cordas e a afinação atual são padronizadas. No século 19, Antonio Torres Jurado deu-lhe a forma moderna que é usada como base em diferentes tipos de violão.
É um instrumento de cordas dedilhadas que, de forma padronizada, afina suas cordas do agudo ao grave com as notas Mi, Si, Sol, Re, La, Mi. Em termos gerais, as partes de uma guitarra são:
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1 Mão 2 Tarraxa 3 Espelho 4 Trastes 5 Corpo 6 Boca 7 Ponte - cavalete 8 Cordas |
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Existem muitos tipos de guitarras, algumas com mais cordas. Além disso, existem várias afinações diferentes para o violão clássico.
Para tocar guitarra é aconselhável fazê-lo:
Sentado ereto, com a perna esquerda apoiada em uma base e o pé direito apoiado no chão. Apoie o violão de lado na perna esquerda e a base na perna direita.
Apoie seu antebraço direito na lateral do violão o suficiente para permitir que sua mão direita descanse nas cordas. Incline o violão cerca de 45 graus, de forma que permita que os dedos da mão esquerda sejam colocados suavemente no braço.
A mão esquerda tem o polegar como ponto de apoio e é recomendado que não ultrapasse a metade da largura do braço, para que os dedos tenham um melhor ponto de pressão nas cordas.
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Esta posição é uma base que pode variar devido à idade ou outros fatores, basta respeitar os pontos mais importantes:
1 O posicionamento do polegar esquerdo
2 O tom da guitarra
3 O apoio do antebraço direito
4 Apoie a guitarra na perna que está apoiada na base.
Os guitarristas de câmara tocam as cordas com as unhas. A forma e o comprimento das unhas variam e dependem do gosto pessoal ou do treinamento. A maioria dos autores que revisei (Carlevaro, Sagreras, Parkening…) desaconselham unhas muito compridas, mas também já vi grandes guitarristas tocarem com unhas muito compridas. A música não é uma ciência exata, muito menos a técnica para tocar um instrumento, tudo pode evoluir ou ser padronizado.
Também pode ser tocado usando uma palheta, palheta ou palheta. A preferência do tipo de palheta varia de acordo com o guitarrista e por isso há uma grande variedade de formas. O estudo do uso de palhetas é, na verdade, uma área mais focada da técnica da guitarra elétrica e não será abordada neste livro.
Método Básico de Guitarra by Ricardo Antonio Sánchez Muñiz is licensed under a Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional License. Creado a partir de la obra en https://www.escueladeguitarra.com.mx/metbasguit/metbasguit.pdf .




